fbpx

Contra as novas arbitrariedades do governo turco

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) se coloca veementemente contra os recentes ataques do governo turco à autodeterminação da população curda através da destituição dos co-prefeitos do Partido Democrático dos Povos (HDP) nas cidades de Amed/Dyarbakir, Mardín e Van. Em mais uma demonstração de desrespeito aos processos democráticos e aos direitos humanos, o Ministério do Interior do governo Erdogan toma a força o poder destas cidades em prol de seu próprio partido, o direitista AKP, como parte de um processo de deslegitimação do voto popular que ficou evidente nas recentes eleições municipais do país.

Este absurdo ataque à democracia turca levou à interrupção da viagem de parlamentares do HDP à América Latina, levando ao cancelamento de suas atividades no Brasil. Os parlamentares Ebru Gunay e Garo Paylan, representantes da região afetada, tiveram que voltar à Turquia com urgência para enfrentar esta arbitrariedade e defender os direitos do povo que escolheu seus governantes municipais.

O fechamento do regime político turco é evidente e a defesa da democracia na Turquia torna-se uma tarefa de solidariedade cada vez mais importante para os internacionalistas de todo mundo. Nós do PSOL prestamos nossa solidariedade aos companheiros e companheiras do HDP e cerramos fileiras em defesa da autodeterminação do povo curdo e de seu direito de escolherem livremente seus representantes.

Executiva Nacional do PSOL.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
1,954SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas