fbpx

Nota do PSOL em apoio à greve dos petroleiros

O PSOL Nacional expressa solidariedade e apoio à greve dos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás, iniciada à 0h de 1º de fevereiro de 2020.

O anúncio do fechamento e as consequentes demissões em massa dos trabalhadores da Araucária Nitrogenados (ANSA/ FAFEN-PR), anunciadas pela atual gestão da Petrobrás, veio se somar a diversas outras ações unilaterais com forte impacto na vida dos trabalhadores, como a mudança das escalas de turno, a implantação do banco de horas e a negativa da empresa em negociar de fato a PLR.

É nítido o objetivo da gestão comandada por Roberto Castello Branco, braço direito de Paulo Guedes escolhido por Bolsonaro, de desmontar a Petrobrás e vendê-la aos pedaços, ainda que às custas de gerar mais desemprego e aumento do preço da gasolina, diesel e do gás de cozinha, além de ameaçar a soberania do Brasil e a nossa capacidade de abastecer de combustíveis um país de dimensões continentais.

Em tempos de emergência climática, num contexto em que se aprofunda a gravidade de um cenário de alterações significativas no clima do planeta, as quais impactam sobretudo os mais pobres – como já estamos observando nas chuvas torrenciais que devastam cidades brasileiras nesse momento – nosso caminho tem que ser o oposto da destruição da Petrobrás, pois queremos fortalecê-la como uma empresa sob controle estratégico do Estado, garantindo que seja uma empresa de energia que invista numa transição que aponte para a superação do modelo energético baseado nos combustíveis fósseis e para justiça climática e ambiental, sem qualquer prejuízo para os empregos e direitos dos trabalhadores da empresa.

Impedir o avanço desse projeto, que tem como uma das etapas a retirada de direitos conquistados pelos petroleiros e o enfraquecimento das representações sindicais dos trabalhadores, é fundamental e vai exigir o apoio do conjunto dos movimentos sociais. Além da Petrobrás, há outras estatais na mira da privatização, como os Correios, a Eletrobrás, Casa da Moeda, Dataprev, e uma vitória do movimento Petroleiro pode impulsionar a resistência de toda a classe trabalhadora do país, que vive momentos de fortes ataques.

Por isso, estaremos atentos a todos os chamados à mobilização realizados pelos sindicatos petroleiros, e convidamos a nossa militância e os filiados a cercarem de apoio essa greve.

Executiva Nacional do PSOL
4 de fevereiro de 2020

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
1,944SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas