fbpx

Nota do PSOL em defesa do referendo sobre a independência da Catalunha

Com o apoio massivo da população, o governo catalão legitimamente constituído convocou um referendo para 1º de outubro, para que o povo vote livremente ‘sim’ ou ‘não’ à constituição de uma República da Catalunha. Realizar e participar de um referendo é um direito democrático inalienável.

Entretanto, o governo da direita espanhola – principal instituição do regime monárquico e centralista, herdeiro da ditadura de Franco – decidiu impedir o referendo e iniciou a repressão à iniciativa. Nesta quarta-feira, 20/9, a Guarda Civil (que responde ao governo central em Madrid) tentou entrar nas dependências da Generalitat – o Legislativo catalão – e prendeu 13 autoridades do governo catalão, violando a autonomia da Catalunha. O sistema de informática da Generalitat foi cortado. Mais de 40 viaturas policiais se concentraram ao redor de uma manifestação independentista para deter os presentes, bem como os partidos que impulsionam o referendo estão sob o risco de intervenção policial.
Trata-se de um golpe de estado!

O povo está saindo às ruas para defender o referendo. Em Madri, há uma manifestação marcada para o começo da noite na Puerta del Sol. Os signatários abaixo também nos solidarizamos vigorosamente com o povo catalão, em sua luta por tomar seu destino nas próprias mãos, e nos pronunciamos contra esta agressão golpista ao direito de decidir.

Executiva Nacional do PSOL

Setembro de 2017

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas