fbpx

Por iniciativa de Roseno, pulverização aérea de agrotóxicos é proibida no Ceará

A luta do PSOL pela alimentação saudável e preservação do meio ambiente deu um grande passo no Ceará. Nesta quarta-feira, 9, entrou em vigor o projeto do deputado estadual Renato Roseno que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos no estado.

A partir de agora, produtores que insistirem no uso estarão sujeitos a multas de até R$ 63,9 mil.

O projeto foi apresentado em fevereiro de 2015 e insere na Lei Estadual nº 12.228/ 93, que trata do uso de agrotóxicos no Ceará, artigo que veda a pulverização aérea do veneno na agricultura no estado.

“Esse método deposita resíduos altamente tóxicos nos solos, na atmosfera e nas águas superficiais e subterrâneas, poluindo o ambiente e ameaçando a saúde de inúmeras populações”, defende o deputado. “Além disso, a pulverização agrava a já precária disponibilização de recursos hídricos no Ceará, potencializando a dispersão da contaminação”.

Segundo a EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, quase 20% do agrotóxico aplicado por pulverização aérea é dispersado para áreas fora da região de aplicação. Outros 50% ficam retidos pelo solo e apenas 32% alcançam efetivamente as plantas da área de aplicação.


Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas