fbpx

PSOL pede convocação de Bebianno sobre candidata laranja

Via Liderança do PSOL na Câmara dos Deputados

A bancada do PSOL na Câmara protocolou, nesta quarta-feira (13), um Requerimento de Convocação tendo como alvo o atual ministro Gustavo Bebianno Rocha, que é ex-presidente do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, e elegeu-se deputado federal.

A bancada quer que ele compareça ao plenário da Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre a suspeita de fraudes na distribuição do fundo partidário nas eleições de 2018. Para que isso aconteça, é necessária aprovação por maioria simples dos deputados e deputadas.

Clique aqui para ler o requerimento na íntegra

Bebianno é ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. No Requerimento, a bancada do PSOL justificou que “em 10/02/2019, o jornal Folha de São Paulo publicou reportagem relatando que “o grupo do atual presidente do PSL, Luciano Bivar (PE), […] criou uma candidata laranja em Pernambuco que recebeu do partido R$ 400 mil de dinheiro público na eleição de 2018 ”. Na época dos fatos, Bebianno era presidente do PSL e, portanto, tinha ingerência na liberação de recursos do fundo partidário.

De acordo com a reportagem, Maria de Lourdes Paixão, que oficialmente foi candidata ao cargo de deputada federal em Pernambuco, foi a terceira maior beneficiada com verba do PSL em todo o país, mas recebeu apenas 274 votos.

Em sua prestação de contas, a então candidata, que é secretária administrativa do PSL no estado e já foi intimada a depor sobre o caso para a Polícia Federal, afirma que 95% desses R$ 400 mil foram gastos em apenas uma gráfica, com a finalidade da impressão de 9 milhões de santinhos e de aproximadamente de 1,7 milhão de adesivos.

O dinheiro do fundo eleitoral do PSL foi enviado pela direção nacional da sigla para a conta da candidata apenas quatro dias antes da eleição – levantando a suspeita de que a ação foi feita apenas para cumprir a cota de gênero na distribuição dos recursos.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas