fbpx

RN: manifesto pela imediata diplomação de Sandro Pimentel (PSOL), deputado estadual eleito

O PSOL/RN elegeu pela primeira vez em sua história um mandato de deputado estadual. Essa conquista representa um avanço do ponto de vista da representação da classe trabalhadora, do meio ambiente, dos educadores e do povo.

Sandro Pimentel foi eleito com mais de 19 mil votos, sendo o quinto mais votado na capital potiguar, sem a utilização de recursos do fundo partidário e sem prioridade no tempo de TV, ou melhor, teve apenas 13 segundos somando-se horário eleitoral e inserção durante toda a eleição. Uma eleição inconteste do ponto de vista político e programático.

Ocorreram problemas de ordem técnica em sua prestação de contas, um erro meramente formal. Porém, tratado de forma seletiva pela justiça, pois erros da mesma natureza e em escalas muito superiores foram ignorados pelos tribunais e mandatários foram diplomados. O questionamento do TRE/RN é sobre depósitos em espécie, identificados do próprio candidato, num total de cerca de 30 mil reais. Ora, Sandro acumula duas funções, é vereador de Natal e servidor público federal. Alegar que o mesmo não tem capacidade de reservar esse recurso ao longo de um ano é negar o óbvio.

A clareza dos seus gastos e arrecadação foram sendo demonstrados aos tribunais, inclusive, com a quebra total e voluntária do sigilo bancário de Sandro Pimentel à justiça, sem que esta solicitasse. A reprovação das contas, mesmo contendo o erro formal, não foi unânime entre os juízes da corte, que sequer julgaram o recurso feito por Sandro, além disso, não existe nenhum histórico no Brasil de que desaprovação de contas eleitorais tenham resultado em suspensão de diplomação e/ou posse do eleito.

Infelizmente e sem explicações, candidaturas do campo progressista tiveram um rigor técnico e burocrático sem precedentes, a exemplo do que ocorreu com Natália Bonavides (Deputada Federal/PT), Fátima Bezerra (Governadora/PT) e Fernando Mineiro (Deputado Estadual/PT), se agravando ainda mais com Sandro Pimentel, único eleito sem ser diplomado até o momento. Esse fato retirou-lhe o direito da festa da diplomação, juntamente com todos os eleitos, amigos e familiares.

Nosso deputado foi surpreendido por uma liminar que suspendeu sua diplomação, sem qualquer direito de defesa e ferindo de morte a vontade popular, a considerar que inexiste gravidade da conduta e em absolutamente nada interferiu no resultado final da sua eleição lícita.

Importante ratificar que essa é uma decisão sem precedentes no Brasil e que se traduz indubitavelmente num golpe baixo à democracia, além de prejuízos políticos, psicológicos e familiares irreparáveis ao deputado eleito Sandro Pimentel.

Portanto, nós que assinamos este manifesto requeremos urgência na resolução desse imbróglio jurídico, de modo a diplomar e empossar o deputado Sandro Pimentel (PSOL), pois esse fato tem atentado contra a democracia e a soberania do voto popular.

Natal, 16 de janeiro de 2019

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,003SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas