fbpx

Deputados do PSOL assinam manifesto que pede sanções econômicas e políticas a Israel por tentar anexar Cisjordânia

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados assinou um manifesto contra a anexação de parte da Cisjordânia por Israel publicado nesta quinta-feira (2) que reuniu assinaturas de mais de 300 figuras públicas latino-americanas. Intelectuais, movimentos sociais, entidades, militantes, parlamentares e até ex-presidentes assinam o documento.

Os signatários incluem o ganhador do Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel; os cantores Chico Buarque e Caetano Veloso; os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Pepe Mujica (Uruguai), Fernando Lugo (Paraguai), Rafael Correa (Equador) e Ernesto Samper (Colômbia); o ex-chanceler Celso Amorim; e Paulo Sérgio Pinheiro, ex-secretário de Direitos Humanos e atual presidente da Comissão Arns.  Mais de 60 deputados e deputadas federais do PSOL, PT, PCdoB, PSB e PDT também assinaram o texto.

“Nós, que assinamos este documento, condenamos veementemente os planos do Estado de Israel de anexação de jure de partes da Cisjordânia na Palestina ocupada”, diz o manifesto, intitulado “Contra o Roubo do Século de Trump e Netanyahu, Sanções ao Apartheid Israelense”. Clicando aqui você pode lê-lo na íntegra, incluindo todas as assinaturas.

O documento publicado no marco de uma iniciativa da sociedade civil sul-africana e como parte de uma resposta unificada da África, Ásia e América Latina, pede sanções contra Israel e a reativação do Comitê Especial da ONU contra o Apartheid para frear a política do governo de Israel.

O governo de Israel havia prometido dar início na quarta (1º) a um plano de anexação de áreas da Cisjordânia. Mas, diante da forte pressão internacional, adiou o projeto.

“Décadas de processos de negociação têm sido utilizadas como armas por sucessivos governos israelenses para aumentar e fortalecer o roubo de terras palestinas, forçar o deslocamento de comunidades e expandir os assentamentos ilegais”, diz o texto.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas