fbpx

PSOL e PT vão à Justiça e à PGR contra ministro da Educação

As bancadas do PSOL e do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados protocolaram, nesta terça-feira (26), uma ação popular na Justiça Federal contra contra o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, e o presidente Jair Bolsonaro. Os partidos também entraram com representação contra o ministro na Procuradoria-Geral da República (PGR).

Na segunda-feira (25), Vélez enviou e-mail para escolas de todo o país determinando que fosse lida uma carta de sua autoria para os estudantes com o slogan de campanha de Jair Bolsonaro, “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.

A ação na Justiça argumenta que o ministro violou princípios constitucionais, como o da impessoalidade, e também infringiu o Estatuto da Criança e do Adolescente. Para o PSOL e o PT, o ato de Vélez é ilegal, abusivo e imoral, além de ter utilizado recursos públicos de forma irregular. O ministro pode ser enquadrado nos crimes de improbidade administrativa e abuso de autoridade.

À PGR, os partidos pedem investigação do ministro, podendo também caber punições – tanto administrativas quanto criminais.

O deputado Marcelo Freixo comentou a ação dos partidos:

Talíria Petrone também falou sobre o caso:

https://www.facebook.com/taliriapetronepsol/videos/2368791499806063/

 

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas