fbpx

PSOL quer sustar decreto de Bolsonaro que ataca autonomia universitária

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados protocolou nesta quinta-feira (16) um Projeto de Decreto Legislativo para derrubar o Decreto 9.794, assinado esta semana por Bolsonaro, que transfere para a Casa Civil da Presidência da República as indicações de pró-reitores ou decanos das universidades federais.

No projeto, os deputados do PSOL defendem que este decreto é uma forma de interferir diretamente nas equipes que irão trabalhar junto com os reitores eleitos pela comunidade universitária. A proposta do governo, em plena semana de mobilizações massivas por todo o país contra os cortes orçamentários na educação, é mais um ataque à autonomia universitária garantida pela constituição. Colocar indicados do governo de extrema-direita no primeiro escalão das universidades brasileiras servirá apenas para impor vetos ideológicos à atuação acadêmica.

Não à toa 1,5 milhão de pessoas foram às ruas na última quarta-feira (15) contra as medidas do governo Bolsonaro na educação e retornarão às manifestações no próximo dia 30 de maio, em mais uma rodada de manifestações por todo o país convocada pelas entidades estudantis, como UNE, UBES e ANPG.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas