fbpx

A primeira deputada federal indígena eleita por MG é do PSOL: conheça Célia Xakriabá

Pela primeira vez desde a criação da nossa recente democracia, uma mulher indígena foi eleita a deputada federal em Minas Gerais e ela é Célia Xakriabá. Com mais de 100 mil votos nas eleições do ano passado, ela fará parte da bancada do PSOL na Câmara a partir de 1º de fevereiro, quando a nova legislatura toma posse.

Célia é do território Xakriabá, no Norte de Minas Gerais e será a sucessora da deputada federal Áurea Carolina, com quem trabalhou em seus quatro anos de mandato.

A candidatura de Célia fez parte de uma construção que surgiu dentro do movimento indígena, com mulheres dispostas a enfrentar as violências, o governo Bolsonaro e lutar pelo planeta, pelos territórios indígenas e mudanças climáticas.

Conheça mais da trajetória de Célia Xakriabá:

Célia Xakriabá é professora, mestra em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília e a primeira mulher indígena a entrar no doutorado da UFMG, em antropologia.

Ela faz parte da Articulação Rosalino Gomes, presente no Norte de Minas, e uma das fundadoras da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade.

Na Secretaria de Educação de Minas Gerais, colaborou com a abertura de escolas indígenas e quilombolas e a reabertura de escolas do campo em todo o estado.

Célia também representou os povos indígenas na COP-26 e participou ativamente da denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade em Haia. Nos últimos quatro anos, fez parte do mandato da deputada federal Áurea Carolina (MG).

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
1,949SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas