fbpx

Artistas e movimentos sociais exigem diretas já em ato com mais de 100 mil em São Paulo

Uma grande multidão tomou conta do Largo da Batata na tarde deste domingo (04/06), em grande ato histórico que pediu a saída imediata de Michel Temer e a convocação de eleições diretas para presidente da República. Convocado por artistas, blocos carnavalescos e movimentos sociais da área da cultura, o gigante #SPDiretasJá aconteceu exatamente uma semana após o ato realizado na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. As duas grandes manifestações mostraram que artistas se juntam a movimentos sociais para dizer que o governo ilegítimo de Temer não tem mais condições de continuar à frente do país realizando as reformas que ameaçam direitos da população.

O formigueiro de gente que tomou conta de uma das regiões que tem sido palco de grandes manifestações da esquerda na capital paulista pôde assistir, ao longo do dia, shows de músicos renomados, como Emicida, Tulipa Ruiz, Péricles, Maria Gadú, Otto, Simoninha, Criolo e Mano Brown – que fechou a manifestação cultural – entre outros grandes da música contemporânea brasileira. Blocos carnavalesco como Acadêmicos do Baixo Augusta, Ilu Obá de Min, Tarado Ni Você e vários outros que formam o Arrastão dos Blocos abriram a festa, juntamente ao cantor e compositor Chico César.

Fotos: Diretas Já

Os shows foram intercalados com falas de dirigentes de diversas organizações sociais. O dirigente nacional do MTST, Guilherme Boulos, ressaltou a urgência de tirar Temer e seus aliados do comando do país. “Esse Congresso não tem condição, não tem moral, não tem autoridade política, não tem credibilidade popular para decidir quem vai governar o Brasil!”, disse Boulos. Além dele, também falaram as frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, CUT, UNE, MST, Levante Popular da Juventude e Círculo Palmarino, representado pelo militante Ubiratan Santos.

Dirigentes e militantes do PSOL marcaram presença no grande ato. A equipe de comunicação do partido também fez a cobertura em tempo real, com transmissão ao vivo, fotos e vídeos com depoimentos de diversas personalidades.

“O povo de São Paulo está na rua hoje com muita garra, com muita fibra e com muita alegria pelo fora Temer e pelas diretas já. Na verdade, os artistas e os intelectuais estão impulsionando e expandindo essa luta, porque todos no Brasil perceberam que não é possível que um Congresso formado por pessoas que não têm mais legitimidade, um Congresso que tem 200 investigados na operação Lava Jato e pelo Supremo Tribunal Federal, não tem credibilidade para escolher indiretamente o presidente da República”, disse o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), que participava do ato no meio da multidão.

 

 

O secretário-geral da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, Edson Carneiro Índio, afirmou que a luta no momento é por direitos sociais, por #DiretasJá e por um modelo de desenvolvimento que possa diminuir o desemprego e melhorar as condições de vida da população. “A movimentação do grande capital por eleições indiretas é para fazer a reforma da Previdência e a reforma trabalhista e para acabar com os direitos dos trabalhadores”.

O dirigente sindical também falou da importância de toda a classe trabalhadora e a juventude irem para as ruas e também promoverem uma nova greve geral. “Hoje a população, o povo brasileiro, os trabalhadores, os setores progressistas, a esquerda brasileira, nós temos que ir às ruas exigir a manutenção dos nossos direitos e, por isso, a substituição do Temer por um governo eleito pelo povo brasileiro, para que a gente possa, fundamentalmente, enterrar essas mudanças que vêm para piorar as condições de vida do nosso povo”.

Para a economista Laura Carvalho, professora da USP, a luta contra a desigualdade social passa pela ampliação da democracia e não sua supressão. “A gente não quer esse Michel Temer nem outro Michel Temer para fazer isso. A gente quer mais democracia e novos direitos. Mais direitos e mais participação dos movimentos. A gente quer mais igualdade. Tudo isso a gente só conquista com o voto. Fora Temer e Diretas Já”.


Confira, abaixo, a transmissão ao vivo feita pela equipe do PSOL.

https://www.facebook.com/psol50oficial/videos/718061681688802/

Confira o encerramento, com o show do rapper Mano Brown.

https://www.facebook.com/psol50oficial/videos/718151025013201/

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
26,400SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas