fbpx

Bancadas Feministas do PSOL acionam ONU contra aumento de mortes de jovens em operações da PM em SP

As Bancadas Feministas do PSOL, tanto da Câmara Municipal da capital paulista como da Assembleia Legislativa (Alesp), enviaram um ofício à ONU (Organização das Nações Unidas) para denunciar o aumento da letalidade policial contra crianças e adolescentes nos últimos anos em São Paulo.

O documento cita o relatório feito pela Unicef, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, indicando que, entre 2022 e 2024, houve um aumento de 120% nas mortes de jovens dos 10 aos 19 anos em decorrência de intervenção policial.

Além disso, o texto também aponta aumento de 153,5% de mortes cometidas por policiais militares em serviço no mesmo período. As parlamentares caracterizam estes assassinatos como “execuções sumárias, arbitrárias e extrajudiciais”.

“Os índices apontam que essa crescente tem como causa a flexibilização no uso de câmeras corporais e a ausência de controle das forças policiais”, explicam as bancadas feministas.

No texto, as bancadas, representadas pela deputada Paula Nunes e pela vereadora Silvia Ferraro, pedem garantia de assistência e reparação às famílias das crianças vitimadas e que elas possam acompanhar as investigações.

Também assinam o ofício as entidades Instituto Peregum, Frente Povo Negro Vivo, Mães de Maio e Adelinas.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
26,400SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas