fbpx

Belém (PA), capital governada pelo PSOL, será a primeira cidade brasileira a ter sistema integrado de cuidados

A Prefeitura de Belém (PA), comandada por Edmilson Rodrigues (PSOL), assinou na última segunda-feira (30) uma parceria com a ONU Mulheres Brasil e a Open Society Foundations para a criação do primeiro sistema integrado de cuidados do país.

A iniciativa busca promover direitos e oportunidades para cuidadoras, assim como atender a quem necessita de cuidados e reequilibrar responsabilidades, incluindo nesses papéis também os homens, gestão pública, empresas e a sociedade como um todo.

Historicamente, as mulheres são as que mais assumem as tarefas de cuidado, remunerado ou não. Dados do IBGE apontam que elas dedicam 73% a mais do tempo aos trabalhos domésticos e tarefas de cuidado de outras pessoas em comparação com os homens – tanto de maneira exclusiva quanto em jornada extra, depois do trabalho formal, o que limita a participação dessas mulheres em atividades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Elas também são a maioria nas ocupações ligadas ao cuidado, como enfermagem (84% são mulheres) e trabalho doméstico (92%), de acordo com a Fiocruz e o IPEA.

O projeto estabelecido em Belém (PA) pretende, até agosto de 2024, desenvolver um sistema municipal que reconheça o valor do trabalho de cuidado, remunerado ou não, que responda às necessidades de quem necessita de cuidados e das mulheres que assumem esse papel de cuidadoras.

Para mudar o olhar sobre essa responsabilidade, o sistema que será desenvolvido por meio do projeto irá permitir que diferentes serviços de cuidado (como educação, creches, saúde, assistência a pessoas com deficiência e idosas, entre outras) funcionem de maneira integrada.

Assim, por um lado, todas as pessoas que necessitam de cuidados, em qualquer estágio da vida, conseguem recebê-lo de maneira rápida e eficiente, valorizando e remunerando as profissionais que o realizam. Na outra ponta, as mulheres cuidadoras reduzem o tempo dedicado a essas tarefas não remuneradas, conseguindo ter mais disponibilidade para o desenvolvimento profissional, à integração socioeconômica pelo mercado de trabalho e à participação ativa na sociedade onde vivem.

“Este termo de cooperação técnica será o ponto de partida para que, de um lado, possamos criar e consolidar estratégias e meios que valorizem o trabalho das cuidadoras e, de outro, oferecer instrumentos que garantam direitos, voz, inserção e proteção social a essas trabalhadoras. Meu agradecimento à ONU Mulheres pelo reconhecimento ao nosso trabalho e pela cooperação oferecida, e meu respeito a todas as cuidadoras – as de coração, as voluntárias, as remuneradas, as profissionais. Para além dessa bonita iniciativa de hoje, a Prefeitura de Belém quer e vai construir novas iniciativas junto com todas vocês. As grandes transformações começam nos pequenos gestos de cuidado”, disse Edmilson Rodrigues, prefeito da capital paraense pelo PSOL.

Com informações da ONU Mulheres Brasil

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas