fbpx

Bella Gonçalves (PSOL-MG) aciona TCE contra gastos abusivos de Zema com avião oficial

A deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL-MG) denunciou ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) os gastos abusivos do governador Romeu Zema (Novo) com o uso de aeronaves oficiais em viagens fora do estado. A representação foi protocolada nesta segunda-feira (19), em conjunto com a deputada Leninha (PT), e pede a apuração do uso de recursos públicos em agendas com indícios de caráter político-eleitoral.

A denúncia tem como base reportagens da imprensa, especialmente do jornal O Globo, que apontam gastos recordes com combustível aeronáutico ligados ao gabinete do governador. Apenas em 2025, as despesas com aviões oficiais chegaram a quase R$ 1,5 milhão, valor superior ao registrado em 2022, ano eleitoral, quando os gastos somaram cerca de R$ 1,4 milhão.

Segundo as parlamentares, aeronaves do Estado teriam sido utilizadas para possibilitar a presença de Zema em eventos partidários e de pré-campanha à Presidência da República em 2026. Entre os compromissos citados estão encontros do Partido Novo e eventos como a Festa do Peão de Barretos e o Festival de Moda em Itu, todos fora de Minas Gerais.

Na representação, Bella Gonçalves pede que o TCE-MG investigue a legalidade, a finalidade e a moralidade do uso das aeronaves oficiais. A deputada ressalta que o objetivo é apurar possível desvio de finalidade no uso de bens públicos e que, caso haja indícios de repercussão eleitoral, o caso seja encaminhado ao Ministério Público Eleitoral.

“Isso não seria um problema se ele tivesse viajado para cumprir os interesses de Minas Gerais. O que pedimos é transparência e respeito aos princípios da administração pública”, afirma Bella.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
26,500SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas