O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) apresentou um requerimento à Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados para que Gabriel Escobar, encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, explique sobre sua reunião com o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O encontro entre Escobar e Tarcísio aconteceu poucos dias após o ex-presidente Donald Trump anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, em retaliação ao processo contra Jair Bolsonaro.
“A sinalização de um ‘tarifaço’ direcionado ao Brasil, com motivações que extrapolam o campo econômico e adentram o terreno político, levanta sérias dúvidas quanto ao respeito às normas internacionais de comércio”, argumenta Boulos no requerimento.
A reunião levanta suspeitas de articulações políticas entre representantes do governo norte-americano e aliados do bolsonarismo, à margem da diplomacia oficial brasileira. O requerimento de Boulos defende que o debate público acerca dos impactos desencadeados pelas sanções de Donald Trump deve ser transparente, técnico e institucional.
O objetivo do requerimento é entender por que um diplomata estrangeiro se encontra com um governador estadual, que não tem prerrogativa legal para conduzir relações exteriores, em um momento de tensão comercial e política.

