fbpx

Célia Xakriabá (PSOL) é eleita presidenta da Comissão da Amazônia e Povos Originários e Tradicionais

A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) foi eleita nesta quarta-feira (15) para a Presidência da Comissão da Amazônia e Povos Originários e Tradicionais na Câmara dos Deputados. É a primeira comissão permanente da Câmara a ser presidida pelo PSOL na história do partido.

A comissão foi criada neste ano e será a primeira vez na história que a pauta indígena será tratada de forma permanente na Câmara. Até hoje a causa indígena só havia sido objeto de comissões externas ou especiais, como o que aconteceu recentemente no caso da tragédia Yanomami.

“Demoramos 523 anos para chegar a esse lugar que é nosso por direito. Mas esse dia chegou. Tramitará por nossas mãos o destino do Brasil. É tempo de mulherizar e indigenizar a política. Não sou da Amazônia, mas com a força do cerrado carrego todos os biomas para esse chamado tão importante. O Brasil é terra indígena e com o reflorestar do Congresso passaremos com a força do nosso cocar”, afirma a deputada.

O deputado federal Chico Alencar também representará o PSOL como membro titular da comissão.

É nas comissões que se debatem os projetos de lei de cada tema, e é delas a prerrogativa de convocar ministros e demais autoridades do governo federal para prestar esclarecimentos.

A eleição de Célia para a Presidência da comissão é uma vitória após as constantes ameaças de que o cargo poderia ir para as mãos de parlamentares bolsonaristas com interesse em atrapalhar os interesses indígenas.

Célia Xakriabá, que vem do território indígena de mesmo nome no norte de Minas Gerais, também preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas, instalada no início deste mês.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
1,910SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas