fbpx

Chico Alencar: um dos melhores parlamentares do país está de volta a Brasília

Um velho conhecido está de volta à bancada do PSOL na Câmara em 2023: Chico Alencar, deputado federal por quatro mandatos consecutivos entre 2003 e 2018, retorna para Brasília neste ano depois de dois anos como vereador no Rio de Janeiro.

Símbolo de ética na política e compromisso com a justiça social, Chico Alencar está no PSOL desde sua fundação, em 2005. Ganhou várias vezes o prêmio de “melhor deputado” em votação no site Congresso em Foco e foi escolhido por jornalistas o parlamentar mais atuante do Brasil.

Após ser candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro em 2018 e obter mais de 1,2 milhão de votos, Chico foi o 5º vereador mais votado na capital fluminense em 2020 e agora retorna a Brasília com a expressiva votação de 115 mil votos.

Relembre um pouco da trajetória política de Chico Alencar:

Chico Alencar é escritor, professor de História graduado pela UFF, mestre em Educação pela FGV e doutorando na UFRJ.

Nos anos 80, presidiu a Federação das Associações de Moradores do Rio de Janeiro (Famerj) e foi fundador e presidente da Associação de Moradores da Praça Sáenz Peña (AMOAPRA).

De origem de militância na esquerda católica, ligada à Teologia da Libertação, Chico também fez parte do PT, sendo vereador do Rio entre 1989 e 1996 e quase chegando ao segundo turno da eleição à Prefeitura carioca neste ano em uma campanha histórica. Voltaria a ser candidato a prefeito do Rio pelo PSOL em 2008. Entre 1999 e 2002, foi deputado estadual.

Deputado federal desde 2003, fez parte da fundação do PSOL em 2005 e desde então foi incluído na lista dos “100 parlamentares mais influentes do Congresso”, divulgada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Chico é conhecido pelo seu padrão de comportamento, sempre posto a serviço das demandas coletivas da cidadania. Um patrimônio da esquerda brasileira de respeitabilidade exaustivamente testado, provado e aprovado.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
1,964SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas