fbpx

Com 67% dos votos, Paula Coradi é eleita a nova presidenta do PSOL

O 8º Congresso Nacional do PSOL acaba de eleger neste domingo (01) Paula Coradi como a nova presidenta nacional do partido até 2026 com o voto de 67% dos 451 delegados e delegadas.

Paula Coradi substitui Juliano Medeiros, que esteve na Presidência Nacional do PSOL entre 2017 e 2023.

Esta decisão encerra meses de processo congressual, que se iniciou ainda em julho com as plenárias municipais, que contaram com a participação de mais de 53 mil filiados e filiadas, e se encerrou neste final de semana com a etapa nacional acontecendo em Brasília (DF).

Além da eleição de Paula Coradi e do novo Diretório Nacional do PSOL, o Congresso do partido aprovou resoluções sobre Conjuntura Nacional, Conjuntura Internacional, Eleições 2024 e Balanço e Organização do Partido.

Conheça Paula Coradi, a nova presidenta nacional do PSOL

Filiada ao PSOL desde 2009, Paula Coradi tem 38 anos e é capixaba de Vila Velha (ES). Começou sua militância política na Universidade Federal do Espírito Santo, onde se graduou em História. Professora licenciada da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, leciona no Ensino Fundamental.

Foi dirigente municipal e estadual antes de integrar a Executiva Nacional do PSOL a partir de 2017, após o 6º Congresso do PSOL. Como Secretária de Movimentos Sociais, trabalhou ativamente nas articulações para uma aproximação do partido com estas organizações populares.

Em 2018, atuou na coordenação de campanha de Guilherme Boulos à Presidência da República. Dois anos depois, esteve na coordenação da campanha que levou Boulos ao segundo turno na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

No 7º Congresso do PSOL, em 2021, assumiu a Secretaria de Organização do partido e articulou em diferentes frentes para que o PSOL aumentasse o número de filiados e tivesse um maior protagonismo político-eleitoral, que culminou na eleição da maior bancada federal do partido em sua história.

No 8º Congresso Nacional do PSOL, Paula Coradi foi escolhida como presidente do partido até 2026.

“Sou fruto de um processo coletivo. O PSOL incentiva a participação das mulheres nas instâncias partidárias. Isso resulta em um número expressivo de parlamentares mulheres e em instâncias partidárias. Agora, é seguir como nosso trabalho de ampliação da nossa base social, e estreitar ainda mais os laços com os movimentos sociais para estarmos ainda mais fortalecidos nas eleições de 2024.”, comenta Paula.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
7,236SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas