fbpx

Conheça a nova Executiva Nacional do PSOL

Tomou posse na última sexta-feira (24) a nova direção nacional do PSOL, com um evento em São Paulo (SP) com a participação de representantes de movimentos sociais aliados e partidos progressistas.

Eleitos de forma proporcional aos votos dos delegados e delegadas ao 8º Congresso Nacional do PSOL, que aconteceu em outubro deste ano em Brasília (DF), os novos dirigentes nacionais representarão o partido até 2026, ano previsto para o final desta gestão.

Com 13 mulheres entre seus 21 integrantes e com diversos representantes negros, o PSOL dá uma mostra da importância de sua direção refletir a cara do povo brasileiro.

Saiba abaixo um pouco mais sobre cada um dos integrantes da nova Executiva Nacional do PSOL:
Foto: Tuane Fernandes / PSOL

Presidenta: Paula Coradi
Filiada ao PSOL desde 2009, tem 38 anos e é de Vila Velha (ES). Começou sua militância política na Universidade Federal do Espírito Santo, onde se graduou em História. Professora licenciada da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, leciona no Ensino Fundamental. Integra a Executiva Nacional do PSOL desde 2017.

 

Foto: Tuane Fernandes

Presidenta da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco: Luciana Genro
Tem 52 anos, nascida em Santa Maria (RS) e mora em Porto Alegre. Advogada, mestre em Filosofia do Direito pela USP, fundadora do PSOL e deputada estadual no Rio Grande do Sul.

 

Foto: Felipe Iruatã

 

Tesouraria: Tiago Paraíba
Tem 36 anos, nasceu em Paulista (PE) e atualmente mora em Recife (PE). Cursou Matemática e atualmente estuda Serviço Social. Também é presidente do Diretório Estadual do PSOL Pernambuco.

 

 

 

Foto: Kauê Scarim

 

2ª Tesouraria: William Barros
Tem 35 anos, nasceu e mora em Macapá (AP). Auxiliar administrativo, é estudante de administração.

 

 

 

Foto: Tuane Fernandes

 

Secretaria Geral: Bernadete Menezes
Tem 64 anos, nasceu em Belém (PA) e atualmente mora em Porto Alegre (RS). É funcionária pública federal na UFRGS. É formada em História, tendo Licenciatura e Especialização.

 

 

Foto: Felipe Iruatã

 

2ª Secretaria Geral: Everton Vieira
Tem 30 anos, nascido na Baixada Santista, morador de Santos (SP), é professor e pedagogo.

 

 

 

Foto: Tuane Fernandes

 

Secretaria de Comunicação: Rebecca Neto
Tem 36 anos, nasceu em Joinville (SC) e hoje mora em São Paulo (SP). É radialista de formação e estudante de Marketing e Propaganda.

 

 

Foto: Tuane Fernandes

 

2ª Secretaria de Comunicação: Severino Alves
Tem 39 anos, nasceu em Recife (PE) e atualmente mora em São Paulo (SP). Ativista político, é estudante de Graduação em História.

 

 

Foto: Tuane Fernandes

 

Secretaria de Relações Internacionais: Deborah Cavalcante
Tem 32 anos, nasceu em Teresina (PI) e atualmente mora em São Paulo (SP). É advogada e mestre em ciência política pela Unicamp.

 

 

Foto: Tuane Fernandes

 

2ª Secretaria de Relações Internacionais: Nadja Carvalho
Tem 36 anos, nasceu em Teresina (PI) e mora no Rio de Janeiro (RJ). Trabalha com assessoria de advocacy e conteúdo em gênero, raça e política de drogas.

 

 

Foto: Tuane Fernandes

 

Secretaria de Movimentos Sociais: Israel Dutra
Tem 40 anos, nasceu em Porto Alegre (RS) e hoje mora em São Paulo (SP). Professor de Sociologia, é Mestre em Educação pela UFRGS.

 

 

Foto: Tuane Fernandes

2ª Secretaria de Movimentos Sociais: Rogério Ferreira Silva Lustosa
Nascido em Poá (SP), tem 43 anos. Mora em Salvador desde 1986. Licenciado e Mestre em Ciências Sociais pela UFBA, é Professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

 

Foto: Tuane Fernandes

 

Secretaria de Organização: Natália Szermeta
Tem 36 anos, nasceu e mora em São Paulo (SP). Advogada, foi presidenta da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco na última gestão do PSOL.

 

 

Foto: Divulgação

 

2ª Secretaria de Organização: Técio Nunes
Nasceu e vive até hoje em Fortaleza (CE). Produtor cultural e empreendedor social, também é presidente da Federação PSOL/Rede no Ceará.

 

 

 

Foto: Kauê Scarim

 

Secretaria de Formação Política: Denise Simeão
Jornalista, nasceu no Rio Grande do Sul e atualmente mora em São Paulo (SP). Graduada em Comunicação Social pela UFRGS, é Especialista em Projetos Sociais e Culturais e Mestre em Linguagem, Mídia e Artes.

 

 

 

Foto: Kauê Scarim

 

2ª Secretaria de Formação Política: Guilherme Pontes
Tem 32 anos, nasceu em Águas de Lindóia (SP) e hoje vive em Belo Horizonte (MG). Sua profissão é advogado.

 

 

 

 

Foto: Tuane Fernandes

 

Secretaria de Relações Institucionais: Mariana Riscali
Tem 37 anos, nasceu e vive até hoje em São Paulo (SP). É formada em Ciências Sociais e foi tesoureira do PSOL na última gestão do partido.

 

 

Foto: Tuane Fernandes

 

2ª Secretaria de Relações Institucionais: Lívia Duarte
Nascida no Guajará I, periferia de Belém (PA), é a primeira deputada estadual negra da história do Pará. É mãe e madrastra, além de militante socialista, feminista e antirracista, graduada em direito e graduanda em psicologia.

 

Foto: Kauê Scarim

 

Secretaria de Segurança Militante: Alessandra Freitas
Tem 38 anos, nasceu em Barretos (SP) e atualmente vive em Belo Horizonte (MG). Advogada e professora, é Graduada em Direito pela UFU, mestre em Sociologia e Direito pela UFF.

 

 

 

Foto: Kauê Scarim

 

2ª Secretaria de Segurança Militante: Brenna Paula Tavares
Tem 35 anos, é amapaense e atualmente mora e milita em Salvador (BA). É formada em Direito, militante do movimento negro no Círculo Palmarino, da Ação Negra e do MTST/BA.

 

 

 

Foto: Tuane Fernandes

 

Vogal: Vivi Reis
Tem 32 anos, é de Belém (PA) e ex-deputada federal do PSOL pelo Pará. É fisioterapeuta, com especialização em Saúde do Idoso e mestranda em Saúde Coletiva na Amazônia.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas