fbpx

Conheça Edmilson Rodrigues, eleito prefeito de Belém (PA) pelo PSOL

Natural de Belém, Edmilson Rodrigues, gradou-se em arquitetura pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1982, e concluiu especialização em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas em 1994. Também cursou mestrado em Planejamento do Desenvolvimento em 1995, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA, e fez seu doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), com a tese Território e soberania: a Região Amazônica e o processo de privatização da água vista como norma estratégica do globalitarismo.

Edmilson foi professor na Escola Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro, de 1979 a 1982; na Secretaria Executiva de Estado de Educação em 1980; docente assistente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará em 1982. No mesmo ano também exerceu este cargo na Universidade Federal Rural do Pará e em 1983 passou a professor titular.

Edmilson Rodrigues iniciou sua trajetória na política institucional em 1986, como deputado estadual pelo Pará, sendo reeleito para o cargo no pleito de 1990, quando fazia parte do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 1996, elegeu-se prefeito de Belém, em segundo turno, tendo a futura governadora do estado, Ana Júlia Carepa, como sua vice, e derrotando Ramiro Bentes (PDT). Também foi reeleito em 2000, no segundo turno, com uma vantagem de 50,75% sobre 49,25% de Duciomar Costa (PSD).

Na prefeitura, destacou-se pela ampliação da participação popular no planejamento da cidade, implantando o Orçamento Participativo como forma de aumentar a decisão popular no orçamento da Prefeitura.

A gestão como prefeito também foi marcada pela implantação de projetos sociais e culturais para a cidade, o que rendeu a Edmilson prêmios como o de Prefeito Amigo da Criança por dois anos consecutivos, concedido pela ONU, em virtude do projeto Sementes do Amanhã, que retirava crianças da área de depósito de lixo dando apoio social, financeiro, educacional e profissional para toda a família. Também obteve destaque em outros projetos como a Escola Circo; o Bolsa Família de um salário mínimo; Banco Municipal do Povo e Família Saudável.

Em 2005, ajudou a fundar e legalizar o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) no Pará, partido em que já está a 15 anos. Em 2010 foi eleito o deputado estadual mais votado do estado, com mais de 85 mil votos. Em 2014 foi eleito deputado federal, sendo o mais votado na cidade de Belém, e o terceiro em todo o Estado, com uma votação de 170.604. Em 2018 reelegeu-se deputado federal com uma votação ainda superior, acima de 184 mil votos.

Edmilson Rodrigues chegou ao segundo turno das eleições para a Prefeitura de Belém tanto em 2012, como em 2016, perdendo sempre por uma pequena margem de votos. Agora em 2020 derrotou no segundo turno o Delegado Federal Eguchi (Patriota) e será o novo prefeito de Belém.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
26,400SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas