fbpx

David Miranda, presente! Ex-deputado federal pelo PSOL faleceu aos 37 anos

O ex-deputado federal David Miranda faleceu nesta terça-feira (9) aos 37 anos, após 9 meses internado na UTI com um quadro de infecção gastrointestinal que se tornou generalizado.

David faria 38 anos nesta quarta-feira (10), e foi parlamentar pelo PSOL ao longo dos últimos anos. Foi o primeiro vereador gay eleito na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 2016, e no início de 2019 assumiu o mandato de deputado federal após a renúncia de Jean Wyllys, que precisou sair do país pelas seguidas ameaças de morte que recebia.

Antes da política, David Miranda foi foi jornalista e estrategista de marketing. Nascido na favela do Jacarezinho, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, perdeu a mãe ainda aos 5 anos de idade.

David teve papel fundamental no caso de Edward Snowden ao coordenar a campanha pelo asilo ao analista e trabalhou ativamente nas revelações dos programas secretos de vigilância global dos Estados Unidos.

Na bancada do PSOL, David se notabilizou por sua luta em defesa dos direitos LGBTQIA+ e da população negra e favelada do Rio de Janeiro. Também tinha ativa militância em defesa do meio ambiente e pelas causas animais. Fez parte da nossa bancada até 2022, quando decidiu mudar de partido e integrar o PDT.

David Miranda deixa seus dois filhos e o marido Glenn Greenwald, além de tantos companheiros e companheiras que fez ao longo de seus anos de militância e luta. David, presente!

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
1,997SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas