fbpx

Delegação do PSOL vai a Portugal em celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos

O PSOL estará presente nesta quinta-feira (25) nas celebrações que marcarão os 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal. Representando o partido estarão a presidenta nacional Paula Coradi e o deputado estadual de SP Guilherme Cortez, que além de representar o PSOL também representa a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

A Revolução dos Cravos foi um levante realizado em 25 de abril de 1974 que pôs fim à ditadura fascista do Estado Novo que vigorava há décadas em Portugal. Na ocasião, a população foi às ruas em apoio aos setores militares que se rebelaram contra a continuidade do regime antidemocrático, e os símbolos deste apoio foram os cravos, as flores da estação distribuídas pela população e que vieram a dar o nome da Revolução.

A revolução abriu espaço para que os trabalhadores exigissem melhores salários, trabalho, terra, educação, saúde e previdência. Em 1976, uma nova Constituição portuguesa é promulgada, estabelecendo Portugal como uma república democrática e com diversos destes direitos garantidos na Carta Magna.

A celebração da data ganha ainda mais impacto internacional com a importância do enfrentamento à extrema-direita, que tem apoio significativo em diversos países, entre eles o Brasil, com o bolsonarismo, e Portugal, com o crescimento eleitoral do xenófobo partido Chega.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
6,653SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas