As deputadas federais do PSOL Sâmia Bomfim e Fernanda Melchionna enviaram um requerimento na última segunda-feira (2) ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pedindo providências quanto à prisão de adolescentes e crianças brasileiros pelo regime de Donald Trump nos EUA.
Reportagem na Folha de S. Paulo mostrou que ao menos 157 crianças e adolescentes brasileiros foram apreendidos por agentes de imigração nos EUA durante janeiro a outubro de 2025.
Destes, 142 foram levados para centros de detenção do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega, na sigla em inglês).
As parlamentares pedem que o ministério acompanhe de forma contínua a situação destes menores, com base no fato de o Brasil ser signatário da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.
“Urge que este ministério interceda junto aos órgãos de imigração competentes para garantir a pronta liberdade dos menores que ainda estejam sob custódia, envidando todos os esforços para que seja realizado e/ou intensificado o devido acompanhamento consular do caso, fornecendo-se, assim, o suporte necessário a garantir a proteção de tais crianças e adolescentes”, diz o requerimento.

