O PSOL ganhou um importante reforço na última semana. O deputado estadual João Paulo Rillo, de São Paulo, anunciou, no último sábado (24), a sua entrada ao partido.
A filiação de Rillo foi aprovada pela Executiva Estadual do PSOL-SP, durante reunião no sábado. Na resolução, o partido ressalta que o deputado esteve na linha de frente das principais lutas, sempre colocando seu mandato parlamentar a serviço da defesa dos interesses dos trabalhadores, fazendo frente ao projeto autoritário e privatista dos governos do PSDB no Estado e tornando-se uma importante referência regional (São José do Rio Preto) e estadual de parlamentar combativo, se diferenciado da linha hegemônica da bancada que integrava, no caso o PT.
“A vinda de João Paulo Rillo ao PSOL se soma a tantas outras ampliações que muito têm engrandecido e fortalecido nosso partido, das quais tanto nos orgulhamos, como Glauber Braga, Luiza Erundina, Lisete Arelaro, Paulo Rubem Santiago, Daniel Cara, o Coletivo MAIS, a Esquerda Marxista dentre outros”, destaca a direção do PSOL-SP.
Leia aqui a resolução da Executiva Estadual do PSOL.
Ao anunciar a sua filiação ao partido, Rillo faz um histórico sobre a sua militância, iniciada ainda na juventude, a sua trajetória como parlamentar do PT e os motivos que o levaram a deixar a legenda. Ele também destaca a motivação de construir o PSOL. “Hoje, sinto necessidade de sentir o cheiro da esperança e da utopia que os botons, os quadros, os cartazes, os panfletos, as colas de polvilho, as nossas festas e a nossa militância exalavam. Desejo servir novamente a um novo projeto a ser construído ‘tijolo por tijolo num desenho mágico'”.
O deputado exalta, ainda, a decisão do PSOL em lançar Guilherme Boulos e Sônia Guajajara à Presidência da República. “Um PSOL cujo aprofundamento ideológico o lança com altivez e ousadia a um novo processo de construção, optando por um brilhante líder de 35 anos, acompanhado de uma líder indígena ao cargo máximo de direção dessa Nação. Guilherme Boulos e Sonia Guajajara nos representarão em uma das eleições mais tensas e intensas da história desse país”.
Joselício Júnior (Juninho), presidente estadual do partido, disse que a filiação de João Paulo Rillo se insere no esforço da reorganização das forças de esquerda e considera, ainda, que o PSOL está bem posicionado como o espaço para acolher aquelas e aqueles que querem construir, de fato, um projeto de mudança para o país. “Paulo Rillo já era um aliado da nossa luta e agora vai poder estar junto conosco, atuando nas fileiras do partido. Então, é uma conquista para o PSOL, é uma conquista para a nossa luta e está inserida nesse contexto de o quanto o PSOL tem se tornado, cada vez mais, um partido imprescindível para os que querem uma alternativa política para o país”.
O dirigente também destacou as várias lutas em que Rillo vem travando em conjunto com o PSOL no último período, antes mesmo de anunciar a sua filiação: “João Paulo Rillo é um deputado que já vinha num processo de dissidência dentro de seu partido anterior, enfrentando, inclusive, os interesses da sua bancada. Apoiou a ocupação dos estudantes secundaristas contra a reorganização escolar no Estado de São Paulo. Construiu uma candidatura dissidente da bancada de seu partido para não apoiar o acordão com o PSDB para a mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado e esteve junto na construção da Plataforma Vamos. Agora, Rillo se soma a nossa já aguerrida bancada na Alesp, formada pelos deputados Carlos Giannazi e Raul Marcelo”.

