fbpx

Executiva do PSOL aprova início de conversas com Rede e PCdoB para avaliar federação

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (10), a Executiva Nacional do PSOL aprovou a abertura de diálogo formal com a  Rede Sustentabilidade e o PCdoB para avaliar a conveniência de uma federação.

“Ainda não há qualquer definição. Uma futura federação depende de afinidade política, ideológica e programática entre os partidos, além da conveniência eleitoral, é claro”, explica Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL.

Na resolução, o partido reconhece as federações como uma medida democrática diante das restrições impostas pela legislação eleitoral que, em várias situações, asfixia partidos ideológicos.

Leia a resolução na íntegra:

RESOLUÇÃO DO SOBRE FEDERAÇÃO PARTIDÁRIA

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados apoiou o projeto que cria as federações partidárias. Reconhecemos que essa é uma medida democrática diante das novas restrições da legislação eleitoral.

Consideramos que as federações permitem, ainda, o enfrentamento da cláusula de barreira, medida antidemocrática criada para asfixiar os partidos ideológicos com a justificativa de combater a “pulverização” do sistema partidário brasileiro.

Assim sendo, a Executiva Nacional do PSOL aprova a instauração de conversas formais com  Rede Sustentabilidade e PCdoB, com vistas a avaliar a conveniência de uma federação entre um ou mais partidos de esquerda.

Propostas de diálogo com outras agremiações de esquerda serão apreciadas oportunamente pela Executiva Nacional do PSOL.

Executiva Nacional do PSOL
10 de dezembro de 2021

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas