fbpx

Guilherme Boulos aciona MPF para investigar preço da gasolina de empresa privatizada

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) entrou com um pedido no Ministério Público Federal (MPF) para que a Vibra Energia, antiga BR Distribuidora, seja investigada por aumentar o preço cobrado pela gasolina nas bombas enquanto a Petrobras reduz o valor do combustível nas refinarias.

Em ofício assinado nesta quarta-feira (25), o deputado diz que desde 2023, quando Lula assumiu a Presidência da República, a Petrobras reduziu o preço da gasolina vendida aos postos em 9%. Enquanto isso, o preço médio do litro subiu 26% no período para os consumidores. Essa situação se agravou após a BR Distribuidora ter sido privatizada, durante o governo de Jair Bolsonaro, tornando-se Vibra Energia.

“A diferença entre o preço praticado pela estatal e o valor cobrado ao consumidor pode ser explicada, em parte, pelo aumento da margem de lucro das distribuidoras e dos postos de combustíveis. De janeiro de 2023 até aqui, ele cresceu pelo menos 10%, segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME)”, diz o documento.

Boulos acrescenta que o mercado de distribuição de combustível no país, atualmente, é controlado por um “grupo pequeno de empresas privadas” e que isso é caracterizado como cartel e oligopólio, e possível aumento artificial de preços.

O documento também aponta que o fato de muitos postos de gasolina ainda manterem a logomarca BR Distribuidora, “uma companhia de capital privado sem nenhuma relação com a Petrobras” tem induzido ao erro os consumidores, que associam a marca à Petrobras.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
26,400SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas