O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL/SP) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar Eduardo Bolsonaro (PL/SP) por crime contra soberania nacional. Boulos também pediu que o Tribunal de Contas da União (TCU) apure possível uso de dinheiro público na viagem do bolsonarista aos Estados Unidos.
Eduardo esteve no país para tentar convencer autoridades estadunidenses de que o ministro Alexandre de Moraes estaria impondo censura no Brasil. A intenção seria pressionar por sanções contra o magistrado e aliviar as acusações que Jair Bolsonaro enfrenta na Justiça.
Na ação, Boulos pede que Eduardo seja investigado com base no artigo 359-I do Código Penal, que pune com até quatro anos de prisão quem negocia com governos estrangeiros para prejudicar o país. Já ao TCU, o deputado exige esclarecimentos sobre o possível uso de recursos públicos para custear sua articulação política no exterior.
Essa é mais uma demonstração da hipocrisia bolsonarista. “Se dizem patriotas, mas vivem abanando o rabo para os Estados Unidos. O verdadeiro patriota defende a soberania nacional e coloca os interesses do Brasil acima de qualquer outro país”, afirmou o deputado.

