fbpx

Guilherme Boulos (PSOL) aciona MPF para investigar “compra de íris” financiada pelo “pai do ChatGPT”

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) acionou na última quarta (22) o Ministério Público Federal (MPF) para que seja aberto um inquérito para investigar o projeto de Sam Altman, idealizador do ChatGPT, que cria uma identidade digital para pessoas a partir da biometria da íris.

O parlamentar pede que o MPF “adote providências urgentes para fazer cessar a coleta de dados personalíssimos de cidadãos brasileiros por meio de escaneamento de íris em troca de remuneração financeira pela empresa norte americana Tools for Humanity- TfH”.

A iniciativa é chamada de rede World e contempla quem aceita ceder a biometria ocular no cadastro. O processo é feito em um computador esférico e prateado —o orb.

A rede World oferece cerca de R$ 700 ao longo de um ano para quem escanear a íris e criar uma identidade digital, mas o processo é irreversível. Até 21 de janeiro, mais de 400 mil brasileiros tinham aderido ao projeto.

“Os cidadãos que estão ‘vendendo’ seus dados personalíssimos pelo escaneamento de íris desconhecem a ‘finalidade determinada’ que será dada à essa informação”, explica o documento assinado pelo deputado do PSOL.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
26,400SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas