O pré-candidato do PSOL ao governo de São Paulo, Guilherme Boulos, apresentou nesta sexta-feira (19) uma ação popular na Justiça para solicitar que a Prefeitura de São Paulo retire o Touro de Ouro instalado em frente à Bolsa de Valores brasileira, na região central da capital paulista.
O ex-candidato à Prefeitura da cidade apresenta na ação o uso indevido do espaço público e desvio de finalidade na instalação da peça.
Apelidado de “Gado de Ouro” e alvo recorrente de protestos ao longo da semana contra a fome e o enriquecimento de bilionários enquanto o povo está na fila do osso, a escultura é uma réplica do Touro de Wall Street, localizado no distrito financeiro de Nova York. A versão brasileira foi batizada de “Touro de Ouro” por ser dourada. A original é de bronze.
A escultura foi inaugurada na última terça-feira (16) e já na manhã do dia seguinte foi alvo de um protesto da juventude Fogo no Pavio e do movimento Raiz da Liberdade, que colaram um cartaz onde se lê a palavra “fome”.
No dia seguinte, o coletivo de juventude Juntos também fez uma intervenção em frente à Bolsa de Valores, escrevendo “taxar os ricos” no touro dourado.
O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) ocupou a Bolsa de Valores no último dia 23 de setembro em protesto contra a fome e o desemprego no Brasil.

