O deputado federal Ivan Valente (PSOL) e Juliano Medeiros, ex-presidente nacional do PSOL, entraram com uma ação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que sugeriu a captura do presidente Lula (PT) pelos Estados Unidos, após o governo de Donald Trump invadir a Venezuela e sequestrar o presidente Nicolás Maduro e a primeira-dama Cilia Flores.
Em meio a repercussão do ataque à Venezuela, Nikolas Ferreira publicou nas redes sociais uma montagem em que Lula aparece sendo detido por agentes dos EUA.
Juliano Medeiros afirmou que o deputado do PL, embora tenha imunidade parlamentar, não está acima da lei e não deve ser protegido após sugerir uma invasão estrangeira ao Brasil.
“Ninguém está acima da lei. Por isso Ivan Valente e eu estamos apresentando uma representação na PGR contra Nikolas Ferreira. Nenhum parlamentar está protegido pela imunidade do cargo quando se trata se sugerir o sequestro do presidente do Brasil e uma invasão estrangeira”, declarou o militante do PSOL.
A também deputada Erika Hilton apresentou ação semelhante na PGR e incluiu, além de Nikolas Ferreira, o senador e pré-candidato a presidente Flávio Bolsonaro, que também comemorou nas redes sociais a ofensiva de Trump contra a Venezuela e sugeriu que o mesmo ocorra no Brasil.
“Sou deputada, e minha função, frente a uma ameaça contra o Brasil, é denunciar os responsáveis, mesmo que os responsáveis sejam aqueles que deveriam, justamente, prezar pela nossa independência, nossa república e nossa democracia”, disse Erika Hilton.
Ver essa foto no Instagram
🇧🇷 RESPEITEM O BRASIL!
Estou denunciando o senador Flávio Bolsonaro e o deputado Nikolas Ferreira por apologia ao crime de golpe de Estado.
Ambos, autoridades brasileiras, que fizeram um JURAMENTO pelo nosso país, estão propondo que os Estados Unidos ataquem a nossa soberania.… pic.twitter.com/LfDJ9PJzhd
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) January 5, 2026

