A professora Luciene Cavalcante será integrante da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados a partir de 1º de fevereiro de 2023. Com mais de 49 mil votos nas eleições do ano passado, Luciene se tornou a 1ª suplente da Federação PSOL-Rede em São Paulo e vai assumir o mandato após a decisão de Marina Silva (Rede) de assumir o Ministério do Meio Ambiente do governo Lula.
Luciene Cavalcante luta e sempre lutou por uma educação pública gratuita, inclusiva e de qualidade, bem como por uma sociedade mais justa, fraterna, plural e humanizada, onde não haja desigualdades econômicas e sociais. Inspirada pelo eterno Paulo Freire, defende uma educação libertadora e que dialogue com a realidade de cada aluno.
Ver essa foto no Instagram
Conheça mais da trajetória de luta da professora Luciene Cavalcante:
Professora e supervisora escolar concursada da rede municipal de São Paulo, Luciene Cavalcante nasceu em Pirituba, bairro da periferia da Zona Oeste da capital paulista, onde estudou e morou grande parte da vida.
É formada em pedagogia na USP e tem mestrado em Educação na Unicamp. Além disso, é advogada, pesquisadora em direito educacional e conselheira do Sinpeem (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo).
Iniciou a sua carreira no magistério em 2000, como professora de Educação Infantil da rede municipal. Ao longo de sua carreira como educadora, também foi diretora de escola concursada por 10 anos e professora da rede estadual de SP.
Desde a juventude, participa ativamente de lutas e movimentos sociais em defesa dos direitos dos servidores públicos e profissionais da Educação. Participou das mobilizações contra as reformas previdenciárias de 2003, 2017, 2019 e 2022. Durante a pandemia da Covid-19, participou ativamente da Greve Pela Vida, que paralisou a categoria por 118 dias.
Atualmente, luta pela revogação do confisco de pensões e aposentadorias dos servidores municipais e estaduais em São Paulo, por um reajuste salarial digno, pela convocação dos aprovados em concursos públicos e pelo direito universal de acesso à educação.

