fbpx

Militante LGBTQIA+, Leonel Camasão assume cadeira na Câmara Municipal de Florianópolis (SC)

Empossado pela Câmara Municipal de Florianópolis na última quarta-feira (15) o jornalista Leonel Camasão (PSOL/SC) é o segundo vereador assumidamente bissexual do Brasil. Ele assumiu a cadeira da Coletiva Bem Viver, representada pela co-vereadora Cíntia Mendonça, que se licenciou por 30 dias. 

A posse acontece no mês de julho, conhecido como Mês do Orgulho LGBTQIA+ por abrigar datas importantes do movimento como o Dia Internacial do Orgulho LGBT (28). Camasão é militante e ativista da causa desde o movimento estudantil. Foi candidato a prefeito de Joinville  2012, quando foi o primeiro candidato a Prefeitura no país a exibir um beijo homoafetivo no horário eleitoral. Em 2018, foi candidato a governador de Santa Catarina. Hoje é presidente municipal do partido.

“É uma conquista imensa não apenas para mim, mas para toda a comunidade LGBTIA+, principalmente em Santa Catarina, onde o extremismo de direita é gritante”,  avalia Camasão. “Nosso mandato lutará bravamente para combatermos a violência contra a população LGBTQIA+ e na defesa dos direitos humanos”, conclui.

Atualmente, Florianópolis conta com uma vereadora lésbica, Carla Ayres (PT), e com a co-vereadora Marina Caixeta (PSOL), uma das integrantes da Coletiva Bem Viver. No início do mês, Carla e Camasão se reuniram para discutir ações conjuntas no mês do orgulho. 

O período de mandato também dará visibilidade para famílias LGBTQIA+. O próximo vereador de Florianópolis vive com seus dois filhos, Francisco e Bernardo, e com seu companheiro, Paulo Lisboa Cordeiro, que é técnico-administrativo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,023SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas