fbpx

Nota de apoio e solidariedade à greve federal dos trabalhadores e trabalhadoras da educação!

A rede federal de ensino básico, técnico e superior é de excelência, entregando resultados que dão orgulho ao povo brasileiro. Fruto dos anos de ataques à educação pública brasileira, promovidas pelos governos Temer e Bolsonaro, estes trabalhadores estão com significativa defasagem salarial. Com o governo Lula foi retomada as mesas de negociação e há muita expectativa no atendimento das pautas das categorias em luta. Apesar de inúmeras rodadas de negociação, o governo federal ainda não apresentou uma proposta que permita recompor as perdas salarias dos trabalhadores Técnicos Administrativos Educacionais (TAEs) e demais trabalhadores da rede federal de educação.

Nesse contexto, as universidades e institutos federais no Brasil inteiro iniciaram um movimento de mobilizações das diversas categorias, em defesa do ensino público federal, gratuito e de qualidade. Os/as técnicos-administrativos educacionais já iniciaram uma greve nacional nas universidades, desde 11 de março. A partir do dia 3 de abril, demais servidores/as da rede federal do ensino básico, técnico e tecnológico, devem aderir à greve nacional.

Já são mais de 60 unidades paralisadas até o momento. No dia 15 de abril, os/as docentes das universidades públicas se somam à greve dos TAEs e engrossam a paralisação nacional na educação federal. Os/as trabalhadores/as da educação federal lutam pela recomposição salarial, pela reestruturação das suas carreiras, pela recomposição do orçamento das universidades e institutos, que tiveram inúmeros cortes nos últimos anos, e combatem a proposta de Novo Ensino Médio, que precariza o ensino para a classe trabalhadora e elitiza ainda mais o acesso ao conhecimento.

Nós do PSOL defendemos a valorização das e dos profissionais que garantiram até o momento a qualidade inegável desta rede. Por esta nota apoiamos as mobilizações dos/das trabalhadores/as da educação federal, seu movimento grevista.

Pelo reajuste aos/às servidoras públicas federais da educação!
Pela recomposição orçamentária da Educação Federal!
Não ao Novo Ensino Médio!
Pela reestruturação justa das carreiras da educação federal!
Em apoio às mobilizações e luta pela educação federal pública, gratuita e de qualidade!

Diretório Nacional do PSOL
25 de março de 2024

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,026SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas