fbpx

Nota de pesar: Fátima Fernandes, presente!

É com muito pesar que informamos que a nossa camarada, dirigente e filiada do PSOL Ribeirão Preto, a querida Fátima Fernandes, faleceu na manhã deste dia 21 de junho.

Fátima vinha enfrentando um grave problema de saúde, mas manteve inalterada sua disposição de luta e militância ao longo de toda sua vida, mesmo nos momentos mais difíceis.

Fátima foi parte de muitos momentos importantes da luta e organização da classe trabalhadora, assim como da luta pelo socialismo. Em 1985, entrou para a Convergência Socialista, corrente que integrava o PT. Vinha da participação e da construção da Apeoesp. Nessas lutas, que vieram de longe, se consolidou como uma verdadeira referência da luta dos professores no Estado de São Paulo.

Na década de 1990, fundou o PSTU, de onde saiu em 2015, para construir o #Mais, que posteriormente se integrou ao Psol e deu origem à corrente interna Resistência.

Estamos todos consternados e tristes com sua partida. Era uma das imprescindíveis. Lutou uma vida toda. Enfrentou a ditadura militar, foi parte do poderoso ascenso da classe trabalhadora na década de 1980, enfrentou os anos de neoliberalismo, manteve a coerência ao se colocar em oposição aos governos de conciliação de classe e foi um importante ponto de lucidez para enfrentar a ascensão da extrema direita no Brasil.

Hoje é um dia triste. Perde a Resistência, o PSOL, perdem os professores da rede estadual de São Paulo, perde a classe trabalhadora, perde a luta pelo socialismo. Mas, fica seu legado, sua persistência, sua vontade de mudar e transformar o mundo.

Fátima deixa duas filhas, amigos, camaradas. Moara e Yara são também militantes do PSOL e são legados importantes de nossa querida Fátima.

Fátima Fernandes, presente, hoje e sempre!

Executiva Nacional do PSOL
22 de junho de 2020

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas