fbpx

Nota de repúdio contra a violência política e em solidariedade à deputada Lívia Duarte

A Executiva Nacional de Negritude do PSOL vem a público repudiar veementemente mais um episódio hediondo de violência política racial e de gênero, em face da parlamentar Lívia Duarte. A deputada estadual pelo Pará, recebeu e-mail, nesta quarta feira (04/02), contendo ameaças de morte explícitas, escancarando a gravidade de um caso que não é isolado, mas configura um ataque sistemático a integridade e a vida de uma parlamentar democraticamente eleita.

Lívia é a primeira deputada preta da história da Assembleia Legislativa do Estado do Pará – ALEPA e ameaças como essa escancaram a violência política, com caráter notadamente racial e de gênero, vindos de camadas da sociedade que inconformadas com a presença de mulheres negras em espaços de decisão, como o parlamento, atentam contra sua vida e honra.

As ameaças direcionadas à Lívia se devem, igualmente, por sua atuação combativa em defesa da Amazônia, das mulheres, populações tradicionais e da classe trabalhadora. A voz de Lívia é o eco de muitas vozes que o parlamento e as oligarquias paraenses insistem em silenciar.

Diante destes casos reiterados e violentos, exigimos a apuração das ameaças pelas autoridades paraenses, para que os autores sejam responsabilizados de maneira exemplar. Exigimos ainda que a ALEPA tome as providências cabíveis para garantir a segurança e a integridade da parlamentar pertencente àquela casa legislativa.

Lívia Duarte não está sozinha e encontrará na Negritude do PSOL camaradas dispostos a unirem-se a ela em solidariedade, em denúncia e em cobrança para que estes crimes não passem impunes.

Nos recusamos a permitir que mais casos de violência política vitimem as mulheres negras, que emprestam suas vozes e seus corpos para garantir a vida de todos. Fortalecidos na coletividade, base da luta e da resistência negra, iremos adiante, para salvaguardar a vida de nossa camarada e para exigir justiça.

Executiva Nacional de Negritude do PSOL
05 de fevereiro de 2026

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
26,500SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas