fbpx

Nota do PSOL em solidariedade aos servidores do meio ambiente

A Executiva Nacional do PSOL se solidariza com os servidores Especialistas em Meio Ambiente do IBAMA, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, bem como os dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS – IBAMA), mobilizados em todo o país. A categoria  reivindica melhores condições de trabalho, valorização salarial, autonomia técnica e respeito à legislação ambiental.

As trabalhadoras e trabalhadores do Meio Ambiente têm atuação fundamental na preservação dos biomas brasileiros, no combate às mudanças climáticas, na promoção da qualidade de vida e na execução da Política Nacional de Meio Ambiente em todo território nacional, sendo imprescindível a sua devida valorização. Não há floresta sem servidor ambiental valorizado. É inaceitável que, diante da crise climática e catástrofe ambiental, essas trabalhadoras e trabalhadores que estão na linha de frente no combate ao crime e retrocesso socioambiental tenham suas legítimas demandas ignoradas.

A paralisação das atividades de campo do Ibama, do ICMBio e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) já dura um mês, resultando em drástica diminuição das multas e esforços de fiscalização.

Os servidores estão há 22 anos sem reestruturação, resultando no atual estado de precarização da carreira ambiental, muitas vezes sujeita a alto risco em campo. Nesse sentido, ecoamos os apelos para que estas servidoras e servidores sejam devidamente contemplados em suas demandas em defesa do serviço público e do meio ambiente.

Executiva Nacional do PSOL
7 de fevereiro de 2024

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas