fbpx

Nota do PSOL: Seguimos em solidariedade e em defesa de Rojava

Repudiamos a ofensiva militar do governo interino sírio, coordenada com o governo da Turquia, e a inaceitável incorporação forçada de territórios anteriormente administrados pelas Forças Democráticas Sírias (SDF), que representam um ataque direto à experiência política de Rojava e colocam em risco uma das mais importantes tentativas recentes de construção popular no Oriente Médio e entre os povos do mundo.

Com uma administração autônoma e popular, o território independente representa uma disputa direta por mais direitos para o povo curdo em toda a região e uma ameaça aos interesses dos poderosos em um continente marcado por regimes autoritários, guerras e intervenções imperialistas.

Denunciamos que a imposição militar de controle do Estado sobre a região representa o silenciamento violento de um processo democrático construído pelo povo. Alertamos ainda para o risco de repressão política, perseguição a lideranças locais, retrocessos nos direitos das mulheres e apagamento das formas de autogoverno popular que foram a base dessa experiência.

Defender Rojava é defender o direito dos povos à autodeterminação, a democracia real e a possibilidade de organização política baseada na justiça social e na igualdade. Uma Síria democrática contribui para estabilidade de toda a região, sendo urgente o reconhecimento legal e político da Administração Autônoma Democrática do Norte e Leste da Síria (DAANES).

Executiva Nacional do PSOL
23 de janeiro de 2026

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
26,500SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas