O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) repudia veementemente os bombardeios de Donald Trump à Venezuela e condena o desaparecimento forçado do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores. Somos totalmente solidários ao povo venezuelano!
Na madrugada do dia 3 de janeiro de 2026, foram registrados bombardeios na capital Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira, além de aeronaves em vôos de baixa altitude e apagões, gerando pânico entre a população civil. Nesta manhã, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assumiu a autoria dos ataques na imprensa internacional. Trata-se de uma ação criminosa dos Estados Unidos, que ferem a autodeterminação da Venezuela e da América Latina por meio de ataques que rompem com os princípios da Carta das Nações Unidas, dos Direitos Humanos e do Direito Internacional.
Em agosto de 2025, os EUA já haviam ocupado o mar da Venezuela, promovendo um cerco militar ao país. Agora, após 35 anos sem bombardeios e ataques externos na região, a ação dos Estados Unidos ataca a segurança da população da Venezuela, fere a soberania do país e compromete a estabilidade política da América Latina.
O documento de Estratégia de Segurança Nacional dos Estados Unidos divulgado em dezembro de 2025 já deixou nítida uma estratégia. Neste texto, que remete à Doutrina Monroe, à América Latina é reservado o lugar de front central na disputa pelo controle de ativos, tentando justificar um reposicionamento militar, diplomático e de inteligência na região. Por trás desta escalada imperialista sobre o território venezuelano está o interesse pelo controle das suas riquezas naturais, em especial do petróleo e das terras raras.
É urgente encerrar os ataques à Venezuela. Exigimos informações sobre a situação de Maduro e Cilia, além da sua libertação! Mais do que nunca, é necessário construir uma estratégia de integração latino americana para resistir à ofensiva imperialista norte-americana. Neste caminho, o PSOL apoia e incentiva a militância a construir mobilizações de solidariedade ao povo venezuelano.
Toda solidariedade ao povo venezuelano!
Trump, tire as mãos da América Latina!
Executiva Nacional do PSOL
3 de janeiro de 2026

