Aconteceu na última quinta-feira (4) a cerimônia de posse da nova Executiva Nacional do PSOL, com um evento em São Paulo e transmitido pelas redes sociais que contou com a presença do presidente reeleito do PSOL, Juliano Medeiros, do pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PSOL, Guilherme Boulos, e da nova presidenta da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, Natália Szermeta.
Também participaram do ato político diversos representantes de partidos de esquerda aliados, como PT, PCdoB, PDT, PSB, UP, PCB e PSTU, além de várias entidades sindicais e movimentos sociais, como o MTST, MST, Apib, Intersindical, CSP-Conlutas, UNE, FNL, ABGLT, MNU, Rede Emancipa, Instituto Lula, Coalizão Negra por Direitos e Slam Resistência.
AO VIVO | Posse da nova Executiva Nacional do PSOL https://t.co/8W2jHaseWV
— PSOL 50 (@psol50) November 4, 2021
O evento começou com uma saudação em vídeo da líder da bancada do PSOL na Câmara, Talíria Petrone, que não pode estar presente por causa do trabalho no Congresso Nacional, e uma carta enviada pelo prefeito de Belém (PA), Edmilson Rodrigues, que não esteve presente por recomendações médicas durante a recuperação da Covid-19.
Em seguida aconteceram as saudações dos partidos políticos aliados, com o deputado federal do PT Paulo Teixeira, o presidente do PCdoB-SP Rovilson Brito e o vice-presidente do PDT Antônio Neto. Em seguida, deram seu recado Pedro Coelho, representante do PSB, Vivan Mendes, representante da UP, Mazzeo, representando o PCB, e Altino Prazeres, em nome do PSTU.

A deputada federal do PSOL Sâmia Bomfim também fez uma saudação aos presentes antes de diversos representantes de entidades e movimentos sociais fazerem suas saudações.
Estiveram presentes Márcio Pochmann, do Instituto Lula, Thiago Henrique Karai Djekupé, da Terra Indígena do Jaraguá representando a Apib, Gilmar Mauro, líder do MST, Layane Cotran, representando a UNE, Sirlene Maciel pela CSP-Conlutas, Berna Menezes pela Fasubra, Edson Carneiro Índio pela Intersindical, Zé Rainha, liderança da FNL, Symmy Larrat, presidenta da ABGLT, Luana Alves, vereadora do PSOL em SP e da Rede Emancipa, Maria Angélica representando o MNU e a Coalizão Negra por Direitos, e Ana Paula Ribeiro pelo MTST.

A neta de Carlos Marighella, a vereadora de Salvador pelo PT Maria Marighella, também enviou uma mensagem à posse da nova Executiva Nacional do PSOL, que aconteceu no mesmo dia em que se homenageava o combatente assassinado pela ditadura 52 anos atrás.
Discursaram também Guilherme Boulos, pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PSOL, a nova presidenta da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, Natália Szermeta, assim como o presidente reeleito do PSOL, Juliano Medeiros.

O evento se encerrou na noite de ontem com uma apresentação poética e cultural do Slam Resistência.
A nova Executiva Nacional do PSOL já se reúne neste final de semana para debater os próximos passos do partido na luta pelo impeachment de Jair Bolsonaro.
A nova Executiva Nacional do PSOL é composta por:
Presidência – Juliano Medeiros
Presidência da Fundação Lauro Campos – Natália Szermeta
Tesouraria – Mariana Riscali
2ª Tesouraria – Francisvaldo Mendes
Secretaria de Comunicação – Berna Menezes
2ª Secretaria de Comunicação – Rebeca Neto
Secretaria Geral – Israel Dutra
2ª Secretaria Geral – Carol Lazameth
Secretaria de Relações Internacionais – Deborah Cavalcante
2ª Secretaria de Relações Internacionais – Nadja Carvalho
Secretaria de Organização – Paula Coradi
2ª Secretaria de Organização – Tecio Nunes
Secretaria de Movimentos Sociais – Isadora Britto
2ª Secretaria de Movimento Sociais – Luana Alves
Secretaria de Formação – Leandro Recife
2ª Secretaria de Formação – Rogério Ferreira
Secretaria de Relações Institucionais – Ronaldo Santos
2ª Secretaria de Relações institucionais – Maria da Consolação

