fbpx

PSOL apresenta projeto para impedir aumento na bandeira tarifária da energia elétrica

A bancada do PSOL na Câmara protocolou na última terça-feira (6) um projeto de decreto legislativo (PDL) para sustar a decisão de aumentar a tarifa de bandeira vermelha nível 2 de energia elétrica, que passará de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh (quilowatt-hora) entre julho e dezembro deste ano – um reajuste de 52%.

Projeções de especialistas apontam que a conta de luz deve aumentar em 5,5% para famílias com consumo médio. A Resolução 2.888 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi publicada no dia 29 de junho.

Para o PSOL, a medida do governo significa uma intolerável elevação da vulnerabilidade social em um momento econômico crítico. “Teremos um aumento da conta de luz que aprofundará a situação de elevadíssima vulnerabilidade social, onde as famílias convivem com a crítica combinação de desemprego recorde, inflação de itens básicos elevada e renda do trabalho em queda”, argumenta o partido na justificativa do projeto.

O partido também alerta que este reajuste somado à tentativa de privatizar a Eletrobrás pode encarecer cada vez mais a tarifa da energia elétrica em todo país. “Soma-se a isso as previsões pessimistas decorrentes da provável privatização da Eletrobrás que, caso concretizada, acarretará em novos e estruturais aumentos do custo da energia elétrica para o consumidor”, avalia.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
1,896SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas