fbpx

PSOL cobra explicações do Ministério da Saúde após militarização e venda de cargos

A bancada do PSOL na Câmara protocolou, na última quarta-feira (27), um requerimento formal de informações endereçado ao Ministro da Saúde em exercício, Eduardo Pazuello, sobre as denúncias de militarização e negociações de cargos em comissões e funções de confiança em troca de apoio político. O documento também questiona sobre os protocolos no uso da cloroquina no tratamento da Covid-19.

Entre outras coisas, o requerimento de informações pergunta quantas nomeações e exonerações, e em que cargos, foram realizadas no gabinete do ministro, na Diretoria de Integridade (DINTEG), na Consultoria Jurídica (CONJUR) e no Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) durante a gestão temporária de Eduardo Pazuello.

O requerimento também pede que sejam anexadas à resposta as cópias dos despachos e comunicações referentes às nomeações, incluindo órgão de origem e distinção entre servidores civis e militares.

Também pede que sejam esclarecidas quais são exatamente as políticas, planos ou programas que não deram certo sob gestão de servidores civis. A pergunta se refere a uma entrevista concedida à Rádio Jovem Pan na última sexta-feira (22), na qual o presidente Jair Bolsonaro declarou: “O Pazuello é general de intendência, do Exército, está dando certo. Agora, está mudando muita gente lá [no Ministério da Saúde]. Ah, está enchendo de militar. Vai botar mais militares sim, porque com civis não deu certo. E ponto final”.

Recentemente, os parlamentares do PSOL também enviaram um requerimento de informações ao Ministério da Educação, comandado por Abraham Weintraub, com questionamentos acerca da nomeação de Garingham Amarante Pinto, também ligado a setores do “Centrão” para Diretoria de Ações Educacionais (DIRAE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que movimenta um montante bilionário de recursos.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
26,400SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas