fbpx

PSOL convoca diretor-presidente da ANS após fim da obrigação de planos de saúde realizarem teste de Covid-19

A bancada do PSOL protocolou um requerimento de convocação na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (15), para que o Diretor-Presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), vinculado ao Ministério da Saúde, Rogério Scarabel Barbosa, preste esclarecimentos ao parlamento sobre a defesa dos planos de saúde realizada pela agência contra a obrigação da realização de testes sorológicos para Covid-19.

No fim de junho, a Justiça concedeu liminar, baseada em Ação Civil Pública movida pela Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde – ADUSEPS, obrigando os planos de saúde a oferecerem o Teste Sorológico, o que foi regulado pela Resolução Normativa 458 da ANS. Ainda assim, a Justiça do Rio de Janeiro derrubou, no último dia 14 de julho, a decisão liminar, a pedido de ação movida pela própria ANS.

“É curiosa a movimentação da ANS em defesa dos planos de saúde. Importante destacar que, de acordo com o portal da agência, a missão da ANS inclui a promoção da ‘defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde'”, argumentam os parlamentares do PSOL na justificativa do requerimento.

De acordo com a ADUSEPS, “a ANS mais uma vez mostra que atua em defesa dos planos de saúde e não dos consumidores.”

A atuação da ANS diante da pandemia tem sido também questionada por especialistas e advogados. De acordo com Lígia Bahia, especialista em saúde pública e professora da UFRJ, “a agência não estimulou a redução de mensalidades em um momento de queda no consumo de procedimentos médicos, foi contra a fila única de leitos e agora chega ao cúmulo de atuar contra a obrigatoriedade de um exame cujo preço é baixo”.

A advogada Ana Carolina Navarrete, coordenadora de saúde do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, reforça que “a ANS está colocando empecilhos à cobertura de testes que auxiliam diagnósticos para a Covid no meio da pandemia”.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
1,976SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas