fbpx

PSOL denuncia à Procuradoria curso preparatório para policiais que exalta chacinas

O PSOL encaminhou, na última quinta-feira (29), um ofício à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), ligada à Procuradoria-Geral da República (PGR), para pedir a investigação do curso AlfaCon, que prepara alunos para concursos da Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Recentemente, voltaram a circular nas redes sociais vídeos das aulas em que professores do curso defendem o extermínio de supostos criminosos e seus filhos, sugerem a tortura e disseminam transfobia.

O documento, assinado pela bancada do PSOL na Câmara, cita as aulas gravadas em que os “professores” ensinam os alunos a agir de forma bárbara. Em um deles, um homem diz aos alunos o que fazer em ação policial, baseado em sua experiência: “Uma vagabunda criminosa só vai gerar o que? Um vagabundinho criminoso. Por isso quando entrava chacinando, eu matava todo mundo: mãe, filho, bebê”.

Antes, o “mestre” apresenta as credenciais, dizendo que no curso foi ele quem mais matou e mais torturou em seus 28 anos na polícia.

Foi em uma sala de aula desse mesmo curso que o filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, disse que seria possível fechar o STF “usando um soldado e um cabo”. Um vídeo gravado em 2018, que voltou a circular nas redes sociais, tem também o atual presidente Jair Bolsonaro recomendando o curso aos estudantes. Uma propaganda com direito a logotipo e telefone de contato.

No texto enviado à PFDC, os dirigentes do PSOL argumentam que “apesar das denúncias amplamente divulgadas pela imprensa, não houve até o momento nenhum tipo de responsabilização dos atos criminosos pelas autoridades competentes”.

Os parlamentares pedem à Procuradoria “a requisição de informações e acompanhamento das eventuais investigações e/ou procedimentos análogos em curso sobre o caso junto ao Ministério Público de São Paulo e do Paraná, à Corregedoria de Justiça da Polícia Militar de São Paulo e à Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo”.

Com informações do UOL

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,003SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas