fbpx

PSOL é o partido que mais cresceu em 2023 sem precisar de fusão com outras legendas

O PSOL, mais uma vez, foi o partido que mais cresceu no Brasil de um ano para o outro, ao subir de 226 mil para 292 mil filiados entre outubro de 2022 e o mesmo mês de 2023.

Segundo os dados do TSE, esse é o maior crescimento no número total de filiados entre todos os partidos que não incorporaram outras siglas ao longo do ano. Apenas o Podemos, que incorporou todos os filiados do PSC, e o Solidariedade, que recebeu todos os integrantes do Pros, tiveram aumento maior no número de filiados.

Enquanto isso, 19 dos 30 partidos registrados na Justiça Eleitoral perderam filiados e têm menos integrantes do que tinham há um ano.

A atual presidenta nacional do PSOL, Paula Coradi, que assumiu o cargo em outubro deste ano, foi Secretária de Organização do partido ao longo da última gestão e também contribuiu decisivamente para esse crescimento expressivo e qualitativo do PSOL.

Para Juliano Medeiros, que presidiu o partido de 2017 até outubro de 2023, o crescimento é resultado da política acertada do PSOL, que representa uma esperança de renovação da esquerda brasileira.

“O fato de sermos parte da base do governo do presidente Lula, mas mantendo nossa combatividade e compromisso com o programa eleito em 2022, tem fortalecido o PSOL como alternativa para uma série de novos ativistas que veem no nosso partido uma esperança de renovação da esquerda”, afirma.

“É inegável a tendência de crescimento do PSOL, especialmente entre ativistas de movimentos sociais e juventude”, conclui.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
1,895SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas