Inspirado em iniciativa do Professor Josemar, deputado estadual pelo PSOL-RJ, o deputado federal Chico Alencar (PSOL) protocolou na última quinta-feira (15) um projeto de lei para criar o “Programa Vini Jr. de Combate ao Racismo” nos estádios e nas arenas esportivas do Brasil.
O projeto já foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e está aguardando a sanção do governador. Toda a bancada da Federação PSOL-Rede assinou o projeto em coautoria.
Se aprovada, a iniciativa cria um programa de combate ao racismo nos estádios e arenas esportivas, que inclui a interrupção do evento esportivo em caso de denúncia ou reconhecida manifestação de conduta racista por qualquer pessoa presente, sem prejuízo das sanções cíveis, penais e as previstas no regulamento da competição.
“É uma iniciativa necessária e urgente. Além de proporcionar um ambiente esportivo mais justo e inclusivo, a medida reforçará a mensagem de que a discriminação racial não será tolerada em nossa sociedade”, disse Chico Alencar ao apresentar o projeto.
“O objetivo do projeto é promover um ambiente esportivo inclusivo e livre de racismo, onde todos os indivíduos possam participar e desfrutar do esporte sem serem alvos de discriminação”, concluiu.

