Na última terça-feira (15), a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados enviou um requerimento ao Ministério da Saúde, chefiado por Eduardo Pazuello, para indicar a realização de uma campanha de informação e mobilização para vacinação em massa contra a Covid-19 em todo o Brasil.
O objetivo é a garantir vacinação pública e segura a toda a população brasileira, com todas as informações científicas à sua disposição, através de campanhas públicas de esclarecimento, além de um Plano Nacional acordado com a sociedade e com os cientistas que mais entendem do assunto para embasar o calendário e providenciar tudo que for necessário para que a vacinação em massa possa ocorrer.
“O presidente Jair Bolsonaro não só ignora o histórico bem sucedido de planos nacionais de vacinação, a estrutura e alcance do Sistema Único de Saúde (SUS), e a existência de órgãos públicos de excelência capazes de produzir a vacina em nosso país, como ameaça a credibilidade de décadas de uma política sanitária sólida e arrisca erodir a confiança da população em relação a campanhas de vacinação futuras”, alertam os deputados do PSOL.
A obrigatoriedade da imunização da população consta na legislação brasileira desde 1975, com o Programa Nacional de Imunizações. Desde então, toda a população brasileira tem acesso às vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e sempre de forma gratuita.



