fbpx

A Setorial Nacional de Mulheres do PSOL é um espaço de auto-organização das mulheres do PSOL de todo o Brasil em torno das pautas da luta feminista. Acompanhando a organização das filiadas desde a fundação do partido, é um instrumento fundamental de sua história. Promovendo debates, atividades, e conteúdos pautando a luta das mulheres trabalhadoras, negras, indígenas, ribeirinhas, PCDs, trans, lésbicas e bissexuais, no PSOL, nos movimentos sociais e feministas. Procurando contribuir com um debate acerca das questões de gênero, orientadas pelas ideias de um projeto de transformação e pelas lutas sociais do nosso país, a Setorial de Mulheres do PSOL busca oferecer um ponto de partida que amplie o alcance das vozes e da luta das mulheres dentro e fora da política partidária, oferecendo ferramentas que auxiliem na capacidade de reflexão da militância e nas mudanças das estruturas sociais do mundo que queremos construir. Acompanhe a Setorial e suas movimentações nas nossas redes sociais.

O Setorial Nacional Ecossocialista “Paulo Piramba” do PSOL leva o nome de um companheiro que foi pioneiro e referência da luta ecossocialista, dentro e fora do nosso partido, que nasceu comprometido com a pauta socioambiental, e esse compromisso foi expresso no programa de fundação do partido:

“Tendo claro que as forças de destruição irracionais acumuladas pelo sistema ameaçam o conjunto da humanidade e da vida no planeta, de tal forma que a luta contra o capitalismo significa a luta em defesa da ecologia, do meio ambiente e da vida, o novo partido elaborará sua plataforma ecológica com a intervenção direta do movimento ecológico nos próximos meses.”

Já se foram 15 anos de muita luta e resistência em defesa da natureza. Quatro Encontros Nacionais foram realizados, setoriais regionais foram criados, muitos militantes e tendências internas começaram a reivindicar o Ecossocialismo como horizonte estratégico de atuação política.

O PSOL se tornou referência da defesa do meio ambiente. Nunca é demais reafirmar e relembrar esse compromisso, fortalecendo o viés ecossocialista do partido, municiando a militância com discursos e ideias capazes de encantar num cenário de desencanto político, pela ousadia de seguir dizendo, em alto e bom som, que outro mundo, outro Brasil, outra cidade e outra realidade é um sonho possível.