O deputado federal Tarcísio Motta foi escolhido nesta semana como o novo líder da bancada da Federação PSOL-Rede na Câmara dos Deputados para o ano de 2026. O parlamentar carioca substitui Talíria Petrone, também do Rio de Janeiro, que liderou a bancada parlamentar da Federação ao longo de 2025.
Tarcísio Motta foi eleito deputado federal pela primeira vez nas eleições de 2022, com quase 160 mil votos em todo o estado do Rio de Janeiro. Seu mandato tem se destacado na defesa de temas como o combate à crise climática (é dele o projeto que propõe a criação do “SUS do Clima”) e a defesa da cultura (foi relator na CCJ do Marco Regulatório de Fomento à Cultura).
Antes, Tarcísio foi vereador entre 2017 e 2022, inclusive sendo o mais votado da capital do Rio de Janeiro nas eleições de 2020, com mais de 85 mil votos e à frente de nomes como Carlos Bolsonaro. Em sua atuação municipal, teve participação fundamental ao presidir a CPI das Enchentes, que propôs o indiciamento do ex-prefeito Marcelo Crivella e de secretários municipais, e na CPI dos Ônibus, que ajudou a enfrentar a máfia que comanda o sistema de transporte público carioca.
Ele também já representou o PSOL em eleições majoritárias, como candidato ao governo do Rio de Janeiro em 2014 e 2018, ficando em 3º lugar nesta última, assim como candidato a prefeito carioca em 2024, quando também ficou em 3º lugar.
Tarcísio, nascido em Petrópolis em 1975, é professor licenciado do Colégio Pedro II e formado em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também fez mestrado e doutorado.
Ajudou no processo de fundação do PSOL em 2005 e é filiado ao partido desde então. Foi diretor do Núcleo Duque de Caxias do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), e posteriormente veio a ser diretor estadual do sindicato, entre 2006 e 2012.

