fbpx

Tema da redação do ENEM, trabalho de cuidado é alvo de projeto pioneiro da gestão do PSOL na Prefeitura de Belém (PA)

Desde maio de 2022, a Prefeitura do PSOL em Belém (PA), em parceria com a ONU Mulheres Brasil e a Open Society Foundations, promove um projeto inédito chamado Ver-O-Cuidado, que promove uma série de medidas para a construção de um Sistema Municipal do Cuidado.

O programa da gestão de Edmilson Rodrigues busca compartilhar responsabilidades desse trabalho invisibilizado há tanto tempo e que retornou à tona nos últimos dias ao ser tema da redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no último fim de semana.

A iniciativa busca promover direitos e oportunidades para cuidadoras, assim como atender a quem necessita de cuidados e reequilibrar responsabilidades, incluindo nesses papéis também os homens, gestão pública, empresas e a sociedade como um todo.

O programa já vem promovendo cursos de formação e qualificação, assim como prepara um diagnóstico inédito sobre a oferta e demanda de cuidados na capital paraense.

O objetivo é fazer com que diferentes serviços de cuidado (como educação, creches, saúde, assistência a pessoas com deficiência e idosas, entre outras) funcionem de maneira integrada.

Por um lado, todas as pessoas que necessitam de cuidados, em qualquer estágio da vida, conseguem recebê-lo de maneira rápida e eficiente. Na outra ponta, as mulheres cuidadoras reduzem o tempo dedicado a essas tarefas não remuneradas, conseguindo ter mais tempo para o desenvolvimento profissional, à integração no mercado de trabalho e à participação ativa na sociedade.

A implementação do projeto foi apresentada ao governo federal em maio deste ano e servirá como exemplo para a elaboração de uma Política Nacional de Cuidados.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
6,654SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas