fbpx

Aumento da passagem em Porto Alegre provoca reação e nesta quinta-feira novo ato deve lotar as ruas da capital

Do site do PSOL – Leonor Costa

A indignação com o aumento da passagem de ônibus em Porto Alegre levou milhares de pessoas às ruas da capital gaúcha na noite da última segunda-feira, 1º de abril. A manifestação, que reuniu estudantes, trabalhadores e militantes organizados, foi a sétima realizada desde janeiro deste ano, contra o aumento da tarifa. Desde o dia 25 de março, a passagem de ônibus, que custava R$ 2,85, passou a valer R$ 3,05.
 
Segundo os organizadores, o ato de segunda-feira foi o que contou com maior número de manifestantes. A Brigada Militar estima que foram mais de quatro mil pessoas nas ruas, enquanto integrantes do Bloco de Luta pelo Transporte Público falam em cerca de dez mil participantes. Matéria publicada no site do jornal Correio do Povo afirma que mais de 50 homens do Pelotão de Operações Especiais e da Cavalaria da BM estiveram no local onde ocorria a manifestação.
 
O protesto teve início às 18h em frente à prefeitura. O PSOL tem participado dessas articulações, ao lado de várias organizações de esquerda, especialmente as que reúnem estudantes e trabalhadores de várias categorias, com destaque para o grupo de oposição ao Sindicato dos Rodoviários.
 
A coordenadora do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFRGS e militante do PSOL, Rejane Aretz, ressalta que pelo menos 6 mil pessoas “marcharam” juntas na manifestação da última segunda-feira, que reuniu estudantes, trabalhadores e militantes sociais. Ela explica que o bloco de luta contra o aumento da passagem prepara novo ato para esta quinta-feira (04), com concentração às 18h, no Largo Glênio Peres. A expectativa é que essa manifestação reúna um número ainda maior de pessoas.
 
“A prefeitura está sendo intransigente em manter o aumento da tarifa, o que faz com que a nossa passagem seja a mais cara do país. Está claro que há um forte jogo de interesses para beneficiar as empresas de transporte”, afirma Rejane. Segundo ela, estudo do próprio Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul aponta que a passagem deveria ser reduzida para R$ 2,60. “A prefeitura ignora essa orientação e sequer sinaliza para uma possível diminuição do preço. Por isso, a necessidade de continuarmos as mobilizações. Vamos pressionar para que o próprio Tribunal de Contas encaminhe uma denúncia ao Ministério Público”, ressalta.
 
Rejane, que é vice-presidente do diretório municipal do PSOL de Porto Alegre, explica que as manifestações têm contado com o apoio também da população da cidade, além de sindicatos de trabalhadores de diversas categorias. “Contamos com o apoio das pessoas, que saem às janelas para saudar a nossa manifestação. Importante destacar, ainda, a atuação da oposição dos rodoviários, cujo sindicato está nas mãos de uma direção pelega”, enfatiza.

 

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
26,700SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas